Dália Leonor Querido Cardeira

Ao Dispor desde September de 2015

Sr(a) Dália Leonor Querido Cardeira

Educação de Infância

650 € por serviço


Na qualidade de Educadora de Infância, venho por este meio apresentar a minha candidatura.

Sou uma profissional com experiência (apesar de pouca) em todas as faixas etárias em que o educador pode realizar a sua prática (ATL, creche e jardim de infância).

Considero-me uma pessoa dinâmica, empreendedora, e com facilidade para trabalhar em equipa. Sou organizada e persistente, pois não desisto facilmente perante as dificuldades que me surgem. Sou serena, afetuosa, perspicaz, curiosa e ativa, e gosto de todos os dias aprender algo novo.

 No meu ponto de vista, ser educador é um processo de aprendizagem continua, em que vou construindo a minha identidade pacientemente, integrando o intelectual, emocional, ético e pedagógico. É aprender a compreender-me e a compreender. É fazer sorrir, cultivar amizades e erros, mover-me por impulsos, razões e emoções. E mesmo que estejamos num dia “mau”, com um abraço ou um sorriso, tudo passa.

Na minha perspetiva, o currículo ideal em educação de infância é aquele que se centra na criança como sujeito educativo, partindo dos conhecimentos que ela possui para a criação e construção de novas aprendizagens. O educador é apenas um suporte, “um andaime” neste processo.

Apesar de líder, o educador deve dar espaço à criança para realizar as suas próprias aprendizagens, proporcionando-lhe ferramentas para que as mesmas se possam realizar. Deve ter uma capacidade de saber ouvir, e estar atento de forma a orientar situações diversas (sendo observador participante). Em suma, deve saber transmitir a sua opinião de forma sensata e coerente com os seus pensamentos, seguindo a premissa que o desenvolvimento da criança é o ponto de partida.

É por acreditar piamente nas palavras que escrevo que me candidato a uma vaga enquanto educadora de infância, pois de certo poderei ser uma mais-valia para a vossa equipa. 

Existiriam certamente diversos temas cujo debate seria pertinente, no entanto tive em conta a instituição e as suas premissas, de forma a elaborar um texto que fizesse sentido e tivesse significado.

Desde já agradeço a oportunidade, encontrando-me disponível para uma entrevista pessoal.



Inicie uma conversação, sem compromisso, com este profissional. Terá oportunidade de cancelar o pedido durante a sua conversação.